PSICOGRAFIA
No último domingo de cada mês realizamos no Terreiro de Umbanda Vó Rita das Almas “Cartas Consoladoras” com o objetivo de amenizar a separação momentânea do espírito e daqueles que ficaram em terra.
Psicografa-se em média 7 cartas, podendo variar para menos ou mais dependendo da necessidade que a espiritualidade vê durante a sessão.
Muitas pessoas nos pergunta o porquê que não recebe carta, pois já são várias tentativas e nada.
Temos que entender que: “Tudo é sintonia” e quando não há sintonia médium/espírito por motivos diversos e não há permissão para que ele o Espírito possa se aproximar do médium, não acontece a troca de fluídos espirituais (troca de pensamentos) , logo não haverá comunicação.
A comunicação do espírito se da ou através da EVOCAÇÃO, (livro dos médiuns) ou espontânea (consideramos essa perigosa) pelo fato de qualquer um poder se apresentar dizendo que é tal espírito.
Pode-se evocar quaisquer Espíritos, seja qual for o grau da escala a que pertençam: os bons, os maus, os que deixaram a vida há pouco, os que viveram em tempos muito remotos, os homens ilustres, os mais desconhecidos, nossos parentes, nossos amigos, os que nos são indiferentes.
Porém, isso não quer dizer que queiram ou possam sempre atender ao nosso chamado; independentemente da própria vontade ou da permissão que pode lhes ser recusada por um poder superior, podem ser impedidos por motivos que não nos é permitido conhecer. Questão 274 do Livro dos médiuns de Hippolyte Léon Denizard Rivail.
A questão 269 do Livro dos Médiuns nos diz que:
Algumas pessoas pensam que não se deve evocar este ou aquele Espírito e que é preferível esperar que queiram se comunicar.
Baseiam-se nessa opinião os que pensam que, ao se chamar um Espírito determinado, não se pode ter certeza de que seja ele que se apresenta, enquanto o que vem espontaneamente e por vontade própria prova melhor sua identidade, uma vez que assim anuncia o desejo que tem de se comunicar conosco.
Allan Kardec diz: Em nossa opinião, é um erro; primeiramente, porque há sempre ao redor de nós Espíritos que na maioria das vezes estão em condições inferiores e que não querem outra coisa senão se comunicar; depois, não chamar nenhum em particular é abrir a porta a todos os que querem entrar.
Numa assembleia, não dar a palavra a ninguém é deixá-la para todos, e sabe-se o que resulta disso.
O chamado direto a um Espírito determinado é um laço entre ele e nós; nós o chamamos por nosso desejo e opomos assim uma espécie de barreira aos intrusos...
Por isso que durante nossa sessão de psicografia no Terreiro Vó Rita das Almas, antes de começar a sessão, solicitamos as pessoas que preencham a solicitação com dados básicos, o nome completo do ente querido e data do desencarne e o porquê deseja uma carta. Após isso passam em uma entrevista rápida com o médium que realizará a psicografia a fim de verificar se o espírito esta presente e se haverá comunicação ou não.
Dados particulares do ente querido
Não é solicitado nenhum dado, tipo apelido, o que ele mais gostava etc.... para que se for psicografada uma carta possa-se ter a lisura da autenticidade.
Cabe salientar que em muitas psicografias recebidas, o espírito comunicante, diante da incredulidade de quem solicita a carta, descreve com precisão, inclusive a roupa que ele foi sepultado e comenta das pessoas que estavam no velório.
Outros conhecendo bem quem solicitou a carta escreve propositadamente o nome trocando por exemplo o S por Z e o que é mais surpreendente é que depois que a pessoa de posse da carta lê diz que ele sabia que eu não gostava que ele escrevesse dessa forma.
Recomendações
Queremos dizer, portanto, que as pessoas se surpreendem muitas vezes pelo conteúdo que vem nas cartas.
Mas de um modo geral as mensagens são para tranquilizar os parentes, com pontos específicos que somente quem
Solicita a carta e o espírito sabiam.
Para finalizar, sugerimos a todos que queiram solicitar uma carta de um ente querido que se encontra no plano espiritual, compareçam com sentimento de amor, carinho e respeito adjetivos esses que formam uma ligação bem coesa entre espírito e solicitante.
Vai participar da sessão leve um kilo de alimento não perecível, em condições de consumo, pois, infelizmente muitos que comparecem levam alimentos com caruncho e vencidos e para que isso não ocorra mais, faremos uma triagem nos alimentos a partir da próxima psicografia. Esses alimentos servirão para montar cesta básica que serão distribuídas posteriormente.